sábado, 3 de abril de 2010

Por que cinema e filmes são coisas diferentes

Este era para ser um blog sobre cinema, livros, música, vinhos e algo MAIS.
Confesso que me deixei levar pela verve política. Hoje no café da Rebeca meu amigo Paulo, leitor preguiçoso, me disse que o blog estava mais para política do que para cultura.
Amigo Paulito, me permita dizer que política também se refaz num exercício de cultura optativa. Mas...dane-se...você tem razão. Me tornei praticamente um chatoblog.
Dane-se o nove dedos. Não mais escrevo uma só resenha sobre ele.
Falemos de cinema, pois.
E eis que me reinvento na lembrança de uma frase do Arlindo, nas saudosas tardes pobres de Mesquita, que me dizia que cinema e filme são coisas diferentes.
Levei quase trinta anos para entender.
Cinema é Nashville, do Altman; Eles Não Usam Black Tie, do Guarnieri; Ensina-me a Viver, do Ashby; A Última Sessão de Cinema, do Bogdanovich; Caminhos Mal Traçados, do Coppola; Operação França, do Friedkin; Loucuras de Verão, do Lucas; Sem Destino, do Hopper; Cada Um Vive Como Quer, do Rafelson; Taxi Driver, do Scorsese; E.T. , do Spielberg; e, Blow Up, do Antonione.
Filme é tudo aquilo que você se permite assistir para relaxar, esquecer, sorrir, sem se preocupar com forma, coerência, estrutura e linguagem. É só gozo.
Os dois, tanto cinema como filme, são ótimos. Faça sua escolha.

GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!