domingo, 31 de maio de 2009

De como ficou triste o meu malbec.

Tudo começou nesta última sexta-feira. Assistia a um bom documentário na TV aberta (acredite, eles existem!) sobre alimentação saudável e estilo de vida.
Um tema em particular me chamou mais à atenção: a bela e esguia repórter, com muito charme e competência, narrava, direto da França, as maravilhas recém descobertas sobre o vinho tinto.
Especialmente o tinto da uva pinot noir.
Todos sabemos que o consumo moderado e sensato do vinho tinto tráz benefícios ao sistema cardiovascular; o que não se sabia até então, era que o resveratrol (a "mocinha" contra a vilania dos males do coração) está muito mais presente nos tintos da uva pinot noir, do que nos demais, incluindo nesta lista meu velho amigo malbec.
É isso mesmo, o resveratrol escolheu a redondinha pinot noir, como hospedeira favorita.
Segui atento a audiência. Ao meu lado, mais-ou-menos acordada, minha mulher rapidamente decretou:
- Agora só compro pinot noir!
Como é duro o coração feminino! Quanta falta de sensibilidade! Meu fiel amigo malbec estava ali, naquele momento, e certamente ouvindo a tudo, muito preocupado.
Repousava solenemente numa taça de cristal, à minha mão direita, enquanto aguardava paciente o momento de ser sorvido.
Quanta dureza naquelas palavras de fêmea!
Senti o restinho do malbec, que jazia na garrafa ao lado, se entristecer bruscamente. Terminei a garrafa com dó...com dor.
No dia seguinte, um sábado lindo e mineiro, a patroa faceiramente me apresentou, orgulhosa de si, duas belas garrafas de pinot noir. Duas beldades francesas, com rótulos clássicos, emoldurados por tons de dourado e vermelho. Ah ! As francesas...
Meus olhos devoraram as curvas daquelas beldades. Me senti um pouco canalha naquele momento...thank's God!
Peguei uma delas nas mãos, ato contínuo dei uma olhadela no relógio, cedo demais para beber.
Ainda com o meu mais novo brinquedinho em punho, li baixinho uma inscrição em destaque no rótulo: PINOT NOIR.
Maliciosamente encostei minha barba de fim-de-semana na "orelha" da garrafinha linda e sussurrei:
- Olá, você vem sempre aqui ?
Putz...como é etílico viver !

Vamos em frente !

GM

3 comentários:

  1. Meu lindo, safadinho e original. Adri

    ResponderExcluir
  2. Legal teu escrito, mas o merlot faz um bem melhor ainda!

    ResponderExcluir
  3. Gosto de vinhos chilenos, existe pinot noir chileno ?

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!