domingo, 7 de julho de 2013

Anderson Silva e a crítica política dos jovens brasileiros

Anderson Silva perdeu uma luta.

A 1ª dentro do circuito UFC e a 5ª em sua carreira vitoriosa. 

O que aconteceu naquela luta só ele mesmo é que sabe.  Nós sabemos apenas aquilo que pudemos ver, ou melhor, payperver, pois as transmissões de suas lutas são artigos caros e de acesso quase restrito, quando ao vivo.

Anderson Silva entregou a luta ?  Esnobou o adversário ?  Subestimou os riscos ?  Ofendeu o esporte ?  Negligenciou o treinamento ?  Passou mais tempo nos estúdios de cinema e menos tempo na preparação para a luta ?

Não sabemos.  Ele sabe.

Mas há de se aprender uma lição com este episódio: toda vez que houver falta de profundidade, de consciência, de entrega e de atenção em relação a qualquer tema importante, a derrota é certa e inevitável.

Agora mesmo, enquanto muitos posam na militância da causa e da consciência política, emoldurando cliques para álbuns de fotos de redes sociais, a boa e velha casa legislativa de nosso país cuida para postergar o que for possível, em termos de reformas, decisões e mudanças estruturais. 

Ao mesmo tempo em que, velhos políticos de plantão, articulam dar ao povo, e a esta nova, surpreendente e recém criada jovem massa politizada, um pouco mais de pão e um pouco mais de circo.

Falta, sob pena de perdermos toda a energia até agora depositada no movimento, estruturar, liderar, organizar e acompanhar as demandas propostas e, já, as pequenas conquistas também.

Quem viver, verá.

GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!