quarta-feira, 7 de julho de 2010

A bela da tarde da rua da Quitanda

No Rio invariavelmente me sinto em casa.
Nativo do Gambôa e criado na malandragem de Mesquita, sempre me sinto bem quando tenho que voltar, por qualquer razão, as terras da França Antarctica.
Desta vez, mais uma, voltei por razões profissionais e por sorte, não tive almoços nem jantares de "negócios".
Logo na primeira noite consegui encaixar um jantar com minha irmã, sobrinha e cunhado. Beth, Sérgio e Natália chegaram cariocamente atrasados, como eu provavelmente faria se não tivesse me tornado um homem stressado.
Conversa solta, lembranças, risadas, saudades, um tinto chileno justo e rondellis e risotos à vontade. Foram as duas horas mais rápidas que este ano viu passar.
Nos despedimos com a promessa de um almoço, no dia seguinte, no centro do Rio. Desta vez a idéia era arrebanhar meu irmão. E assim combinamos: meio-dia na rua da Quitanda, Centro velho do Rio.
Cheguei primeiro. Liguei seis vezes para eles, me certificando de que viriam. Beth chegou depois, com um sorriso incrivelmente parecido com o de minha mãe. Estava linda.
Roberto chegou por último. De longe me deu de presente um sorriso português sincero. De perto me deu um abraço forte. Me emocionei.
Almoçamos rápido, pois todos tínhamos horários apertados. Mesmo assim, foi perfeito ! De novo uma mistura de bons sentimentos tomou conta do lugar. Muita saudade e uma sensação urgente de parar o tempo ! Sentíamos a ausência que criamos um do outro.
Um adeus com sentimento de brevidade. Mais abraços e mais promessas de outra vez sermos três.
Caminhando de volta me surpreendeu um achado na própria rua da Quitanda: o Bistrô-CD-Centro. Um lugar incrível, com prateleiras repletas de CD´s raros, novos e usados; bons livros, bons DVD´s...tudo perfeito. No sub-solo um delicioso café é servido com arte no Bistrô. Ao redor nas paredes e teto, fotos de artistas em estilo noir, cartazes de filmes e capas de discos.
Harmonia idêntica a que tentei montar em minha casa, no meu cantinho preferido de Itu.
A loja, que funciona na rua da Quitanda 3B, além de bela, tem uma atmosfera incrível. O bistrô, além de charmoso, serve um expresso cremoso, italiano e disciplinado.

O conjunto da obra merece um Oscar, ou um aplauso, ao menos.

Recomendo.

GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!