quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Elvis Presley - O Número 1 !


Mandei fazer um quadro com miniaturas das capas de vários discos que considero importantes.

Fiz o quadro e, todo prosa, afixei na parede esquerda do meu cantinho gourmet lá no fundo de casa.

Estão lá, enfileirados em atitude solene, as capas do Led III, do primeiro dos Ramones, do Pet Sounds dos Beach Boys, do Sgt. Peppers dos Beatles...enfim, um time da pesada e bem sonoro.

Na primeira fileira das capas pequeninas está uma reprodução zelosa da capa do primeiro disco do Elvis.

Numa atitude cheia de energia, empunhando sem muita intimidade um violão nervoso, e com a boca aberta, como que a solfejar uma nota, lá estava o jovem Elvis Aaron Presley, ainda um ilustre desconhecido.

O disco é nitroglicerina pura. Até esta semana eu possuía apenas uma reprodução barata em CD; muito aquém de toda a energia contida naquele trabalho.

Por pura e muita sorte consegui arrematar num leilão de vinil uma cópia intacta, novinha e extremamente bem conservada deste primeiro trabalho do Rei, em vinil.

A prensagem é original. O disco é de 1956 e se tornou um clássico instantâneo. Tem gravações de 1954 e 55. Petardos como "Blue Suede Shoes" (de Carl Perkins) e "Blue Moon" (de Lorenz Hart) fizeram e fazem o balanço de 04 gerações.

Essa cópia agora e minha...minha e de meus amigos que vão ter o prazer de ouvir comigo, na compania de minha família.

Exageradamente já fiz 04 audições e cada vez mais entendo por que esse cara vendeu mais de 1 bilhão de discos e ainda é um ícone do rock and roll.

Definitivamente, o número 1.

GM

Um comentário:

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!