quinta-feira, 19 de julho de 2012

Quando a banda "Frente" recriou "New Order"


Uma estória que eu queria contar.

Entre os anos de 1995 e 1996, morando em Sorocaba, recém-casado e ainda sem a brilhante compania de meu filho, escutei certa vez na Transamérica FM (antes desta rádio se transformar no que é hoje) um som que me chamou muito à atenção.

Uma voz melodiosa, fininha mas sem ser chata, uma harmonia simples mas não previsível e um hit dos anos 80.

Não identifiquei a voz.  Achei que fosse uma cantora nova qualquer, ou mesmo uma boa brazuca cantando uma versão em inglês.

A música era "Bizarre Love Triangle" do New Order. Banda ícone dos 80/90, que nasceu de uma virada seminal e trágica do Joy Division.

Uma outra estória.

Mas voltando a voz linda e a versão do hit do New Order, música que muitos insistem em chamar de "Everytime I See You Falling", em função do refrão, fixei minha busca naquele disco.

Não naquele momento.  Depois de ouvir a música pela primeira vez não dei tanta importância assim.

Só me liguei mesmo depois de ouvir a filha de um amigo de Ribeirão Preto (desta vez, já morávamos em Ribeirão), cantar e tocar ao violão a mesma música, isto já em 2000 ou 2001.

Pirei de vez !

Lembrei de ter ouvido a música anos antes e comecei a buscar o CD ou LP.

Nem preciso dizer que não achei nada.  Naquelas bandas, o sertanejo domina as prateleiras das boas lojas do ramo.

Mais uns anos se passaram.  Já morando em Itu, comecei a fazer uma coletânea em MP3 para ouvir no rádio do carro e, meio sem querer, achei de novo a música.  Mas havia algo errado.  Na versão que baixei, que era a mesma que já tinha ouvido antes, a cantora que o arquivo digital assinalava era a Jewel.

Uma bela mulher, dona de uma linda voz e de um  repertório diferenciado.  Também falaremos sobre ela mais tarde.

Então foi com base nesta referência (Jewel) que comecei a buscar o CD/LP.

E nada de achar.  Nem no Brasil e nem em viagens que fazia ao exterior.  Nadinha mesmo.  Investiguei a discografia completa da Jewel, e nada.  Nenhuma faixa em nenhum de seus discos tinha esta música.

Mas como ?  Se o arquivo em MP3 marcava o nome dela e se as buscas na web também relacionavam Jewel a "Bizarre Love Triangle" ???

Somente ontem consegui entender.

Estava em SP e por volta do meio-dia fui até a livraria Cultura do Shopping Villa Lobos para olhar uns discos.

Nos alto-falantes da loja, estava tocando a mesmíssima música que tanto procurava. 

Abordei um vendedor e perguntei sobre o disco que estava tocando.  A resposta foi terrível: "É um MP3 da Jewel, senhor, e nós não podemos estar gravando para o senhor !"

Hum-Hum.

Jewel coisa nenhuma !

Peguei de birra !

À noite em casa, fucei a web até descobrir a verdade num grupo de discussões sobre pop-rock.  Na verdade a dona daquela voz e daquela versão do sucesso do Order era a banda "Frente !"

A faixa foi gravada no obscuro disco "Marvin, the Album" de 1994 e que teve pouca repercussão no Brasil.

Segue abaixo o link para a versão que está no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=IJ1c9ErCn7w

Pudera ter tanta dificuldade em achar.  Esta banda australiana, gravou apenas dois álbuns. A dona daquela voz de fada era a vocalista Angie Hart.

O disco que contém esta versão de "Bizarre Love Triangle" é de 1992, ma foi lançado internacionalmente em 1994.

Voltei na loja.  Encomendei.  Por sorte estava no catálogo da loja.

Agora é só aguardar chegar.  Abrir um malbec.  E apreciar.

Demorou (mesmo) mas a teimosia valeu à pena !!!

Recomendo uma olhadela no vídeo do youtube...se gostarem, encomendem o CD na Cultura que sai por uns R$ 45,00.

Garanto que vai valer à pena !

GM













4 comentários:

  1. Boa matéria, meu irmão pesquisava sobre essa música fazia um bom tempo, através do refrão tbm consegui encontrar a música, mas aki entendi a estória por de trás da bela voz de Angie Hart, obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Bom só para te informar melhor, não teve tão pouca expressão assim aqui no Brasil como você diz, pode ter tido lá fora. Aqui no RJ tocava direto na rádio Cidade e na Transamérica, rádio na qual eles foram entrevistados e até tocaram ao vivo; inclusive também tocaram no programa do Faustão ao vivo na época (sim, eles vieram ao Brasil fazer shows e divulgar o primeiro CD). Mas como só tiveram este sucesso no CD e ainda por cima uma regravação era meio óbvio que cairia no esquecimento como de fato aconteceu com eles e tantas outras, e na verdade nem era uma banda era uma dupla...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre conterrâneo,

      Grato por sua contribuição !

      Abraço !

      Giba

      Excluir
  3. Lá vou eu ressuscitar o tópico kkkkkkkk
    Na época que a música foi lançada ainda existia aqui em São Paulo a rádio 97 Rock (que depois viraria rádio de "dance music" com o nome de "Energia 97" e perderia muitos de seus fãs, incluindo este que vos escreve). E essa música tocava várias vezes ao dia.

    E quanto ao tempo que você levou para descobrir que música era, eu tenho uma história bem interessante sobre a música Inside Looking Out do Grand Funk Railroad. Quando eu tinha uns 5 ou 6 anos, meu irmão mais velho tinha gravado uma fita K7 com várias músicas de um amigo dele, e essa música sempre me chamou a atenção por ser longa e ter um solo de guitarra também longo. Eu ouvia tanto que cheguei a decorar a música e principalmente o solo. Vários anos depois (eu já estava com quase 30 anos mais ou menos) contei esta história para um amigo e toquei o solo para ele. Na mesma hora ele me mostrou o CD com a música. E foi assim que quase 30 anos depois de decorar a música eu descobri o nome dela e da banda.

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!