quinta-feira, 18 de abril de 2013

McCartney e o primeiro acústico


Existe um pequena, quase inaudível, polêmica sobre qual teria sido o primeiro disco acústico da série MTV.  Série, alías, que se tornou um produto de sucesso indiscutível, quase uma franquia.

McCartney reclama para si a honra e o direito, à chancela de "o primeiro MTV acústico do mundo".  Não sei o quanto isto difere da realidade ou se é a propria, mas, ficando aqui o dito pelo ouvido e sabendo da qualidade musical imensa, presente em tudo o que Sir Paul faz, resolvi procurar o disco.

Tarefa inglória e salgada.

Dezenas de sebos, lojas, consultas a colecionadores e...nada !

Cheguei a conhecer um colecionador de Brasília, que teve uma loja muito bacana no aeroporto JK e outra em Goiânia, e que tinha em sua coleção a peça rara.

Conversamos muito via skype e, duas vezes, via fone.  Sujeito educado, amável e muito firme para negociar.  Não chegamos a um acordo.

Fiz outras muitas buscas e estava quase desistindo quando achei um carinha do Rio, do bairro de Botafogo, que estava anunciando o disco no mercado livre.

Fechei negócio com ele o mais rápido possível.  Paguei caro, eu sei, mas valeu cada centavo.

Quando o disco chegou pelo correio, abri apressado o pacote e fui logo ligando o CD Player.

Volume 18.  Vinho à mão.  Luz meio apagada.  Tudo perfeito !  Tudo combinando com aquele belo disco de capa muito feia.  Uma capa verde, com imagens distorcidas e sem sentido.

Como disse, valeu muito à pena !  Logo na faixa 1 Paul faz uma homenagem a Gene Vincent, com um "Be Bop a Lulla" de gente grande !  Isto pra não falar na versão acústica de "Black Bird", esta sim, de arrepiar.

Ouvi tudinho, na compania pingada de meu filho, que ia e vinha curioso.  Fechei o disco na embalagem, perfeita, e fui guardar na minha estante de música, aonde tenho tudo em ordem alfabética.

Achei a letra "P" de Paul e fui baixando os olhos procurando por um lugar vazio para encaixar a nova e rara peça.  Ao acompanhar com os olhos todos os discos do McCartney que estavam na estante, me deparei com um que dizia assim, na lateral da embalagem: "Paul McCartney - Acústico MTV" !!!

Isso mesmo...eu já tinha o disco e não me lembrava !

Ridículo...gagá...babão...sem memória !  Ponto pra mim, que graças a esse esquecimento feliz, tenho agora dois exemplares deste disco delicioso.

Guardei então o novo logo abaixo do velho e fiquei admirando um pouquinho...

Minha mulher passou pertinho, viu os dois discos (um logo abaixo do outro) e setenciou:

- Não me diga que você comprou dois discos iguais ?!

E eu estalei de pronto uma mentira não ensaiada:

- Não, amor, não é isso não, é uma coleção...

- De duas peças ?

- Hã........(silêncio).....

Alívio...o telefone tocou e ela foi atender. 

Eu sei que ela sabe e ela sabe que eu sei...a música de Paul também tem disso, ajuda a reinventar o ambiente doméstico.

Enquanto isso eu escuto, enquanto ela ri.

GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!