sábado, 28 de setembro de 2013

Zimbo Trio e Doobie Brothers


Por que será que ninguém, ou quase, mais ouve Zimbo Trio ?

Talvez, pela mesma razão que poucos de hoje ouvem Doobie Brothers.

Enquanto o excepcional trio brasileiro se inspira no samba e no jazz, para criar uma música única, talvez só comparável ao trabalho de Milton Banana, a grande banda americana funde o blues, o gospel e o rock e nos presenteia com uma música de primeiríssimo nível.

Mas quem liga pra isso ?

Pra eles e para Tom, Chico, Caetano ?  Bob Dylan, Stones e Beatles ?  Quem os ouve ?  Ou melhor, aonde os ouvir ?

Digo e repito que desde anos nossos ouvidos tem sofrido um sério processo de imbecilização, que é devido, entre ouros motivos, a necessidade da indústria e a falta de espaços correntes.

A indústria musical, digo, a barata, precisa vender e, para isso, ocupa os espaços, com tudo o que na minha pequena opinião, não presta.

Tente ligar o rádio.  Esqueça...

Experimente a TV. Ridículo...

Como nem todos tem a oportunidade de ouvir em casa algum material decente.  Como nem todos tem acesso a uma pequena coleção ou mesmo a uma pilha de discos velhos, sobra o que o sistema manda.

E o sistema está produzindo muito, de nada e divulgando muito, também de nada.

O meu alerta é simples: as mentes dos jovens de hoje, os mesmos que serão os senhores de amanhã, estão sendo dia-a-dia reduzidas a uma massa sem crítica.  Imbecis manipuláveis a espera do próximo jargão e do próximo refrão.

A música é apenas um exemplo.  Procure produção consistente, hoje, na literatura, no cinema ou na TV.  Perda de tempo.

Tudo está banalizado.  Tudo é axé.  Tudo é raso e simplesinho, afinal,  se não fosse assim, nossos jovens, muitos deles, não seriam capazes de entender.

Complicar é demais.  Não !  De outro modo, eles seriam obrigados a pensar.  E isso, hoje, parece ser um absurdo.

Acordar é preciso, ou nosso próximo presidente da república pode ser um cidadão chinês e não me refiro a etnia, e sim a cidadania.

Axé, Brasília !

GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!