segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Ao Bom Cinema

Também gosto de Hollywood. Também mereço uma tarde preguiçosa, assistindo sem ter que pensar muito, a todas aquelas bobagens deliciosas que nos alivia e enebria.
Somo aqui as coisas bobas de Spielberg. As escorregadelas de Lucas. As fraquinhas de Burton.
E por que não ? Cinema é apenas luz através do celulóide. Quem disse que tinha que ser tão intenso ?
Mas na maioria das vezes, graças ao bom Deus, a fonte que bebo, e recomendo, é outra:
Fiz neste fim-de-semana uma sessão de cinema bom em casa. Aluguei, numa só canetada, Blow Up, do Antonioni; THX-1138, do Lucas; O Iluminado do Kubrick e Cada Um Vive Como Quer, do Rafelson.
Em outra perspectiva, dediquei minha noite e madrugada de sábado ao bom cinema.
Blow Up ainda é assustador. A narrativa é lenta e os planos, muito longos. Há cenas de minutos sem um único som sequer. Nadinha. O filme ficou famoso por mostrar a primeira aparição de uma periquita peladinha, em pêlo...um nu frontal feminino que hoje não seria nem notado.
Tem ainda uma performance rápida do YardBirds, com Jimi Page, além de muitas cenas de uma Londres que não existe mais. Vale à pena.
THX é muito paranóico. Mostra um jovem Robert Duvall de dentes tortos e cabeça raspada. A estória é um esquálido reflexo de um futuro bem tipo George Lucas. Máquinas e computadores controlando os humanos, inclusive sexualmente. Quando o personagem principal, THX, consegue finalmente fugir para a superfície, descobre que nada restou. E que o melhor, talvez, fosse permanecer controlado.
Alegórico, mas verdadeiro.
Os dois outros que assisti são grandes sucessos de crítica e indicam o nascimento do super astro Jack Nicholson. Realmente, um grande ator. Recomendo os dois, sendo que O Iluminado é grande, terrível e lindo.
Meio drunk de Malbec resolvi parar de assistir e de beber...mas já estou fazendo minha lista para a semana que vem. Certamente A Última Sessão de Cinema, do Bogdanovich, estará na lista.
Se não tiver na locadora, vou encher a paciência do vendedor...problema dele !
Vamos em frente !

GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!