sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Lou Reed - New York

Nunca fui muito fã do Velvet Underground.

Na verdade nunca entendi muito bem o movimento punk-rock. Das origens tudo bem, era mesmo preciso romper com aquela estética ruminante do glam-rock e da disco music. Afinal, quem é que se lembra das bonecas do NY Dools e dos mega hits de Olívia Newton-John ?

Dá licença...

Neste sentido, como purista, e entendendo que os caras queriam espaço para vomitar, eu consigo entender o punk e até curtir algumas coisas dos Sex Pistols, do Clash, dos Ramones e do PIL.

Mas o Velvet, não.

Não conseguia e ainda não consigo engolir a imagem de garotos rebeldes, mas muito bem remunerados...as jaquetas italianas...a imagem da quase-cantora Nico.

Tudo muito plástico, inclusive a influência de Andy Warhol.

Não dá, mesmo.

Exceto, talvez, por Lou Reed. Ele sempre me pareceu ser muito mais música do que atitude. A prova disso é que saiu do Velvet e continuou produzindo bem e gravando também.

Quando ouço Lou Reed me lembro de caras como Johnny Cash, que cantava baixinho e sussurrava no ouvido dos microfones letras agressivas e vermelhas.

Com Reed é a mesma coisa.

O disco New York, por exemplo, ainda conserva a juventude dessas letras taradas e daqueles arranjos com a simplicidade e a idiotice punk, arrredondados por um pitada de country & western e R&B.

O disco é muito bom. E continua sendo apesar de ter sido lançado na década de 90.

Sempre que quero ouvir algo mais relax, espeto esse carinha na agulha e o resultado é sempre muito punk...só que de verdade !

Recomendo.

GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!