terça-feira, 16 de novembro de 2010

UB 40

Escutei nesta segunda, insana e feriada, um disco interessante que ganhei de minha sobrinha.

De nome "Brazil" (com "Z", mesmo), o disco traz regravações de clássicos do pop-rock por alguns caras bem interessantes da cena brazuca.

Achei muito boa a renovada versão de Gilberto Gil para um clássico do reggae e do mestre Bob: "Everylittle thing is gonna be all right". O ex-ministro, graças a Deus, é um músico de verdade e um político de mentira. Reescreveu de forma poética os arranjos e caprichou na voz em falsete.

O cara é profissional.

Também gostei muito da Fernanda Abreu numa versão cool para "Rock With You", lançada originalmente pelo, ainda, negão Michael Jackson no fantástico disco "Off the Wall" de 1979.

Estava repassando tranquilo a audição de Gil para o aqui já citado clássico do Bob, quando meu vizinho gritou por cima do muro: "...legal, mas reggae mesmo é UB 40...toca aí...!"

Não. Não, não, não...nãozinho, não mesmo, a-hã, de jeito nenhum, não, na-na-ni-na-não...e não !

Primeiro, que graças a Deus não há registro audível do UB 40 na minha casa. Segundo, que eles não são reggae. Terceiro, que os caras são brancos...e ingleses !!!

Não. Nadica de nada.

Certa vez ouvi "Red, Red Wine" talvez o único hit dos branquelos de Birminghan, e detestei !

Uma levada semi-reggae estudantil, cercada de arranjos babaquinhas e, acima de tudo e bem à vista do público, bastante efeito Duda Mendonça.

Não. Não mesmo. Não dá.

De raiva, para o vizinho, e alegria, para mim, espetei na vitrola o cafuzo Nelson Cavaquinho, com a mega poesia de "A Flor e o Espinho".

Enquanto virava a picanha de lado e tragava mais um sorve de meu malbec, cantarolava feliz: "...tire o seu sorriso do caminho...que eu quero passar com a minha dor...".

Afinal, para que servem os vizinhos ?

GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!