segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dixieland

Fiz um investimento violento na aquisição de meu último vinil.

Sim, gastei R$ 2,00 na compra do esgotado, raro e de capa feia "A Era de Ouro do Dixieland Traditional Jazz Band".

Será verdade que discos que tocam demais furam ? Eu não sei, mas desde sexta à noite, quando cheguei de Blumenau, esse aí não sai da agulha.

Pra começar, ele traz "The Darktown Strutter's Ball" o 1º jazz gravado na história, em 1917, um feito equivalente à gravação de "Pelo Telefone" pela lenda do samba, Donga.

O disco é o melhor disco de jazz que tenho, certamente. Prensagem de 1975 sobre masters originais do selo "Fontana", um selo especialista em música de verdade.

Ao ouvir o disco a sensação que se tem é de estar dentro de uma daquelas bandas de Traditional Jazz de New Orleans...sentimento incrivelmente ampliado de você estiver degustando uma dose generosa de Bourbon.

Eu degustei meia garrafa.

O Dixieland é um termo hoje usado para definir todo o bom jazz produzido de New Orleans até o Delta do Mississipi. Tem esse nome por que na Guerra Civil americana, os malucos do sul resolveram imprimir notas de U$ 10,00 com a inscrição DIX...dez em francês.

A partir daí todos os músicos que faziam, naquele lugar, aquele jazz delicioso, ficaram conhecidos como os músicos de Dixieland, que faziam a música de Dixieland.

Graças a Deus !

GM

Um comentário:

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!