quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Quatro notas musicais para os amigos....ou...De como Norah Jones descobriu o Green Day ao som de 2 violoncellos que tocavam Queen, Santana e Samuel Rosa

 
 
 
 
1ª. Junte dois músicos com formação clássica, dedicados ao estudo do violoncelo e com uma carga de mais de 10.000 horas dedicadas ao estudo de escalas...diatônicas, pentatônicas, cromáticas e o que mais pudesse chatear.  Acrescente um gosto, vício, predileção, pelo pop...sim..o mais puro e clássico pop...de Michael Joseph Jackson à Nirvana (ops...).  O resultado é uma dupla de violoncelistas clássicos, tocando, gravando e divulgando um repertório pop, com direito a Guns e Radio Head.  Eles são o 2 CELLOS.  Ouça.  E seus ouvidos jamais serão os mesmos.
 
 
 
2ª. Imagine uma morena.  Daquelas de pele branquinha, com negros cabelos, sedosos e cheirosos caídos para trás.  Com boca carnuda e olhos de "está esperando o que, babaca ?".  Imagine essa morena, de mamilos bem cor de rosa e uma inteligência afiada.  Dê a ela uma formação musical acima da média e um QI acima de 180.  Ela existe.  Essa gostosa e superinteligente mulher (e música), se une agora a um dos herdeiros do Sex Pistols e fundador do Green Day.  Dê a eles, juntos, mas separados, a coragem de ouvir e gravar um disco do Everly Brothers, de 1958 (isso mesmo, 1958).  O resultado é um misto de musa do sexo acompanhada de um músico razoável e sortudo.  O outro resultado é uma releitura fenomenal de um dos pilares do R & R.  Ouça.  E sua alma jamais será a mesma.
 

 
 
3ª. Pense num mineiro.  Sim, um mineirinho, igual à marca do refrigerante que era febrilmente consumido no RJ dos 80.  Dê a esse mineirinho um queijo branco, dois goles de cachaça e um pouco de doce de leite.  Depois, deixe ele mostrar o que sabe fazer.  Desde os tempos anônimos em que cantava com sua banda (que tem nome de droga) hits de Frank Sinatra, para programas de verão da TV Bandeirantes, até os dias de hoje.  Dias atuais de sólida consciência artística.  Veja e sinta seu talento.  Nas letras.  Na voz e nos arranjos.  Depois, aproxime este incrível músico a um monstro.  Um monstro lindo, chamado Carlos Santana, que, dispensa deste pobre redator, qualquer tipo de moldura introdutória.  O Resultado é "Corazon".  O novo disco de Santana e amigos, um deles, Samuel Rosa.  Ouça.  E seu coração jamais será o mesmo.
 

 
4ª. Muitos anos atrás.  Se não me engano, 38 anos.  Exatamente em 21 de novembro, como hoje.  O Queen lançava um disco inacreditável, memorável, inovador e extremamente comercial.  "A Night at the Opera" trazia um jacá de inovações: mesa de 24 canais, hit com 03 partes e sem refrão e muita coragem.  O resultado ?  O disco mais cultuado dos anos 70 e, de longe, o melhor do Queen...até ontem.  Ouça.  E entenda como os Beatles foram importantes para todos, exceto para Luan Santana.
 
 
Del Rey nele !!!
 
 
GM

 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!