terça-feira, 31 de agosto de 2010

O cinema dos anos 80

Assistia tranquilo ontem à noite ao filme "De Volta Para o Futuro III", produzido pelo Spielberg e dirigido pelo Zemecks. Meu filho deitava preguiçosamente a cabeça na minha perna e minha mulher, por perto, completava a cena.
No meio da fita, bem antes do duelo entre McFly e Beef Tanen, meu filho me surpreendeu com uma daquelas tiradas curtas, que só a crueldade inocente das crianças é capaz. Me perguntou num só fôlego quais os melhores filmes que assisti na minha juventude.
Seria impossível listar. Nem tentem fazer isso em casa, até por que, definir o que é um filme "bom" ou "melhor" , por si, é um desafio impensável.
O filme é bom se assim lhe parece.
Mesmo assim o danadinho insistiu e acabei listando não os melhores, mas sim um compilado daqueles que tiveram alguma importância para mim. Veja abaixo os 05 primeiros:
1. Bruce Lee e o Vôo do Dragão - Assisti provavelmente em 1977, na companhia de meu irmão, numa matiné dupla qualquer do Cine São Gerônimo (que virou supermercado e depois igreja), em Mesquita/RJ. É a lembrança mais antiga que tenho em termos de cinema. A cena de Bruce com Chuck Norris duelando no Coliseu de Roma é a mais importante cena de luta da história do cinema. Impagável.
2. Grease (Nos Tempos da Brilhantina) - Outro clássico que teve uma péssima tradução. Trata-se da adpatação para o cinema do musical da Broadway chamado Grease (e apenas). Tinha Travolta e Olívia Newton-John no elenco. Assisti em 1979 com a turma da rua Cordura, no Cine Verde de Nova Iguaçu. A cena que mais lembro é a cantoria no campo de futebol (Tell me more...).
3. O Feitiço de Áquila - Para quem quiser uma amostra do que é uma bela mulher, veja Michelle Pfeifer neste filme. Uma delícia. Assisti com minha irmã no Cine Méier em 1985.
4. Os Goonies - A trilha de Cindy Lauper era melhor que o filme, mesmo assim foi marcante. Aventura de um grupo de amigos que se arriscam num mundo de duendes e fadas. Assisti no saudoso ano de 1986.
5. Karate Kid - Era 1984. Um filme que marcou muito mais pela boa exposição de virtudes do que pela produção. Um clássico. Pat Morita roubou a cena. Belíssimo filme.
Prometo falar ainda de outros como, A Lagoa Azul, Um Tira da Pesada, Conta Comigo, vamos aos poucos, enquanto a pipoca estoura na panela.

GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!