quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Um fim-de-semana perfeito no Rio

Começa com um chopp descontraído, sexta à noite, num boteco qualquer do baixo Tijuca; depois vira-se à direita com destino ao gigante Mário Filho, e lá deixa-se a emoção tomar conta das lembranças dos gols inesquecíveis de seu time.
Segue-se em frente rumo ao Mirante do Leblon. Lá, com a descontração necessária que uma porção de pescada frita pede, deixe-se levar nas ondas de uma cerveja bem gelada e do barulhinho bom do quebra-mar.
Continue. Visite amigos e faça um bom churrasco, mas não se esqueça de que a noite do Rio pertence a Lapa, e lá tudo é quarenta graus.

Se tiver fôlego, na manhã seguinte vá a trilha Cláudio Coutinho, volte a ser criança no convívio de macaquinhos e cardeais e descubra amoras pelo caminho.
Com tranquilidade vá até o Leblon, pare no posto 9 e coma uma porçãozinha de camarão assado no quiosque do Cyrillo. Ele vai estar de bom humor. O camarão também.
Quando o cansaço bater, se bater, siga destino rumo ao forte Copacabana. Lá, beba devagarinho um expresso justo na Confeitaria Colombo e se encante com a vista incrível da enseada de Copacabana, com seus contrastes sociais.
Se chover vá ao shopping Leblon, a feijoada do Botequim Informal é carioca, e da gema.
Se não chover delire, o Rio é todo seu.
Quando a fome apertar o Porcão te recebe e te abraça com o Pão de Açúcar e a Bahia de Guanabara ao redor.
E se você for de samba, o Barril 8000 da Barra te convida a um partido certeiro com Arlindo Cruz. A música é de primeira, o ambiente fica pra depois.
Acorde com sono. Tome um bom café e volte pra São Paulo, de olho no calendário e fazendo planos pra quando voltar.
O Rio é assim, quem prova volta.

GM

Um comentário:

  1. neste dia tao frio ler uns contos como este me faz viajar de alma para o rio.

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!