terça-feira, 3 de abril de 2012

O "Céu da Boca", um dos maiores grupos vocais da história


Demorei uns anos para entender e gostar direito do som do "Céu da Boca".

Músicos de altíssimo nível.  Desprezadores assumidos dos hits e dos jabás das FM´s.  Um grupo vocal de música brasileira, como pouquíssimos, formado em 1979, com 11 integrantes vocais e outros tantos talentos no acompanhamento instrumental.

Demorei muito para assimilar o som deles.  Não tinha ouvido para tanto, naquela época.

Cravo Albin e seu importante compêndio musical diz:

"Seus componentes, sopranos, contraltos tenores e baixos, integrantes do coral da Escola de Música Pró-Arte (RJ), regido pelo maestro Jaques Morelenbaum, levaram as divisões vocais para a música popular brasileira. O repertório eclético incluiu obras de Ernesto Nazareth, Gilberto Gil, Assis Valente e Aíltom Escobar, entre outros.


Apresentava-se 'a capella' ou acompanhado por instrumentos (piano, violão, baixo e bateria) tocados pelos próprios integrantes do grupo.
Com seu primeiro LP, "Céu da Boca", lançado em 1981, ganhou o prêmio de Melhor Grupo Vocal, conferido pela Associação de Críticos de São Paulo.

No ano seguinte, lançou o LP "Baratotal".
Participou de discos de César Camargo Mariano, Wagner Tiso, Ivan Lins, Elba Ramalho e Nara Leão e, ao lado de outros artistas, dos LPs "O grande circo místico" (1983) e "Turma do Pererê" (1984).
Em 1983, de novo, foi eleito Melhor Conjunto Vocal do Ano pela Associação dos Críticos de Arte de São Paulo.
Atuou no cenário artístico até 1984, tendo realizado, nesse ano, o espetáculo "Praça XI dos bambas", ao lado da cantora Marlene. No show, escrito e dirigido por Ricardo Cravo Albin, cantava e acompanhava a história da MPB das décadas de 20 e 30 do século XX. "
 
Eu, na verdade, me surpreendo até hoje com a formidável extensão vocal de seus componentes.  Pela coragem do repertório e pela coerência das escolhas musicais.
 
Um pena eu ter tão pouco material deles. 
 
Outrossim, ouviria mais.
 
GM
 

Um comentário:

  1. ObA! Curioso saber de sua tardia compreensão pelo sOm do cÉu, e de como isto lhe traz um certo incômodo...tenho praticamente tudo deles...comecei a curti-los em 1982...aos 13 anos, portanto...e tô a disposição pra te arrumar as "figurinhas ceudaboquianas" que vc quiser! (hehe.) bLz? Pra começar aqui vai uma recente colagem que fiz no "soundcloud" com as gravações deles em discos de outros artistas. VaLeU? Curte aí e depois...faz contato pra papearmos ou...ceudaboquiarmos mais!
    Segue o link:
    http://soundcloud.com/ceudaboquense/ceudaboca_nos-discos-do-povo

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!