quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Brasil, sem corrupção este país não anda !


Sou favorável a profissionalização da corrupção no Brasil.

Já que somos a eterna piada global, quando o assunto é a seriedade das instituições públicas, deveríamos instituir a corrupção, como meio vigente em nosso país.

Ela passaria a ser a ordem.  A bandeira.  O lema.

Teríamos escolas de corrupção.  Especializações, MBA's, fóruns de debate sobre o tema.  A corrupção seria integrada ao currículo escolar básico, fazendo parte da grade curricular que definiria o padrão sócio-comportamental do cidadão.

Desde crianças.  Tenra idade.

Teríamos hierarquia para a corrupção: analista de corrupção júnior, pleno e sênior.  Gerente regional de corrupção, gerente geral de corrupção, diretor de corrupção...

A corrupção seria segmentada: departamento de desvio de verbas, agência nacional de superfaturamentos, coordenação regional de compra de votos...seria tudo organizado, com metodologia e procedimentos operacionais registrados em manuais.

Teríamos o dia nacional da corrupção e o prêmio cidadão corrupto do ano !

Nossos filhos conversariam em suas rodinhas:

- ...Hoje meu pai desviou R$ 10 milhões...
- ...Só isso ?  Meu pai consegue isso no café da manhã !.

Os executivos e membros de autarquias teriam metas de corrupção.  Metas em moeda corrente, aonde seria necessário atingir determinado volume de dinheiro desviado, determinado número de votos comprados...tudo com indicadores, crescimento contra o ano anterior e com relatórios e KPI's de acompanhamento.

Tudo lindo !

Em casa, no desabafo com a esposa, um desses agentes da corrupção diria:

- ...Meu bem, estou preocupado, não estou atingindo minhas metas de compras superfaturadas, estou com medo de perder minha posição... .

E a esposa, amada, tranquilizaria e orientaria:

- ...calma querido, estamos com você ! Você só precisa mentir mais, roubar mais e desviar mais.  Eu sei que você consegue.

Na pátria da corrupção, os políticos fariam discursos para eleitores felizes, dizendo que em seus mandatos a corrupção subiria no mínimo 10 pontos percentuais e que novos segmentos de corrupção seriam explorados: a corrupção na educação, na medicina e na justiça, entre outros.

Aplausos e sorrisos banguelas e amarelos seriam enfileirados.

Este cenário, apesar de cômico hoje, não de todo ficcional.  Num passado muito recente, um vendedor tentava fechar um negócio com um jovem comprador de uma instituição federal e ao perceber que o recém formado comprador, jovem e inexperiente, não iria cobrar propina, interrompeu a negociação e ligou para seu chefe na fábrica:

- Chefe, o  cara aqui não está cobrando os 10% !

E o dito chefe, surpreso teria dito:

- Não está cobrando o "dele" ?  Então sai daí agora !  Não feche negócio !  Só pode ser armação !

Sim, amigos.  Sem corrupção nosso país para, trava, fecha.

Vão faltar insumos na indústria, alimentos nas prateleiras, combustível nas bombas e remédios nos hospitais.

Como um país viciado, nosso Brasil depende da corrupção para continuar vivendo.

Por essa e por outras, somos a piada do planeta e a vergonha dos corretos.

GM

Um comentário:

  1. Este País me deixa cada dia mais revoltada, ao ver tantas pessoas sofrendo nos hospitais, escolas e professores abanonados, bandidos roubando e matando, violência a tdos nos brasileiros.

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!