terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O cigarro Galaxy e três discos excepcionais


Menos que uma dica, este texto na verdade se revela, num breve relato:

Eu não seria homem se não tivesse tido a sorte, oportunidade e prazer incontido, de ouvir três discos excepcionais.

Eu não seria completo.

E como um incompleto aglomerado de moléculas, tendendo a dispersão, vagaria na noite, bar em bar, usufruindo de minha ignorância e desfilando minha incompetência nas escolhas musicais que tivesse ousado um dia, preguiçosamente, fazer.

Como muitos e como poucos, seria apenas mais um produto da avalanche. 

Abriria meus ouvidos, minha mente e meu espírito, a todas essas montanhas de bobagens que gritam através de FM´s meretrizes, ou de discos muito abaixo da linha colifórmica.

Graças às forças do bem, isto de fato não aconteceu.  Fui salvo por três discos excepcionais, e pela feliz e inteligente convivência com Arlindo, o tio e Roberto, o irmão.

Criança do trabalho.  Completos 10 anos de idade.  O ano era 1978.  Plena copa da Argentina.  Anos de chumbo, e eu já era 80% Zico e 20% Flamengo.

Lembro, com uma clareza que assusta, do dia em que Arlindo chegou em casa com aquele disco.  O primeiro.  Era o inconcebível "Chico Buarque 78".  Aquele, que na capa, uma foto sorridente de Chico é emoldurada pela beleza muda de uma samambaia.

Seria mensagem criptografada ?  A samambaia que emudece enquanto generais despreparados exasperam ?  Nunca saberei.  Chico, às vezes, é muito hermético.  Quem duvidar leia "Estorno", livro que, garanto, só ele mesmo entendeu.

Mas o fato era outro.  Era o disco.  Uma obra-prima que ousou gritar músicas como "Cálice", "Trocando em Miúdos", e a imortal "Apesar de Você".

E o tio Arlindo ouvia e ouvia e ouvia de novo.  E eu escutava, escutava e acompanhava, curioso, a velocidade com que maços de cigarros "Galaxy King Size" eram solitariamente consumidos por Arlindo.


A fumaça espantava a tristeza e desligava a consciência.  Às vezes, ele precisava aceitar o que não podia mudar.  Como os anos de chumbo, por exemplo.


E num outro belo e pobre dia, 1981 ou, no máximo, 1982, observei de longe uma animada conversa entre Arlindo e Roberto, o irmão.  A bola rolava na copa da Espanha e Arlindo trazia de baixo do braço um disco excepcional.  O segundo.

Era o petardo "Simon and Garfunkel - Ao Vivo no Central Park".  Uma bomba maravilhosa que me apresentou o mundo do folk, do western e de Paul Simon.

É improvável que eu entenda por que os meninos e meninas de hoje não ouviram, ainda, canções como "The Sound of Silence", ou mesmo, "The Boxer", por exemplo.

Ainda há esperança.

Este disco foi 100% beneficente e marcou o reencontro da dupla, depois de anos de separação.  Peça básica e obrigatória na discoteca de qualquer mortal.

E o tempo passou mais um pouquinho.  Foi para frente até o ano que, acho, era 1985.  Encontrei Roberto no portão de casa, em animada conversa com Alexandre, seu grande amigo da lendária "Rua Ciência".

Sim, a conversa era musical.  Falavam, ou recordavam, de um disco muito belo, gravado em 1979 e lançado em 1980: "Supertramp, ao Vivo em Paris".  O terceiro.


Esse deu bastante trabalho.  Ninguém na rua, no clube ou no bairro possuía uma cópia.  Alexandre tinha uma péssima gravação em K-7, que infelizmente não tive acesso.

O disco era lindo.  Pérolas como "The Logical Song", "Breakfast in America" e "Dreamer" arrebataram meus ouvidos e escravizaram minha sensibilidade.

Resultado: sou fanático pelo "Supertramp" até hoje.

E foram, então, esses três discos que salvaram minha mente, elevaram meu espírito, e me imunizaram, para os resto da vida, contra todo o tipo de vírus, bactéria ou fungo que possa habitar hoje o comércio da não-música, contaminar agora todo o espaço artístico acessível e imbecilizar, para sempre, a mente e os ouvidos das novas gerações.

Ainda há tempo.

 GM


2 comentários:

  1. O que originou a vontade de ler seu texto, (lindo,por sinal), foi ter procurado no Google algo sobre o cigarro Galaxy...interessante!

    ResponderExcluir
  2. O que originou a vontade de ler seu texto, (lindo,por sinal), foi ter procurado no Google algo sobre o cigarro Galaxy...interessante!

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!