quarta-feira, 6 de março de 2013

"Dark Side of the Moon" e "Matita Perê" , uns senhores de 40 anos de idade



A sindrome da meia-idade.

Sim senhores, aquilo que para nós, pobres mortais e humanos de fato, representa a metade do caminho trilhado, para a criação artística representa apenas, mais um passo a caminho da imortalidade.

Peças artísticas criadas por gênios, os discos "Matita Perê", de Tom Jobim e "Dark Side of the Moon" do Pink Floyd estão completando 40 anos de boas audições.

São dois fenômenos:


Um esteve na lista da Bilboard de mais executadas do mundo por mais de 500 semanas seguidas.  Um record !  "Dark Side..." é o segundo disco mais vendido da história.  Só perde para o blockbuster "Thriller" (de outro gênio chamado Jackson).  É cercado de mistérios e pode até  ser sincronizado segundo-a-segundo com o áudio do filme "O Mágico de Oz".


O outro foi alvo de teses e de estudos sobre harmonização e composição, graças ao gênio criativo de Jobim e às mãos suaves de Dori Caymmi e Claus Ogerman nos arranjos.  Este disco antológico apresenta ao grande público o hino "Águas de Março", uma das canções mais regravadas internacionalmente nos anos 70 e 80.  Talentos como Frank Sinatra, Art Garfunkel, Al Jarreau, Ella Fitzgerald e Dionne Warwick se enfileiraram a espera de poder gravá-la.

Dois discos fundamentais para quaquer um que faça da música, uma razão há mais para se bem-viver !

Recomendo, com vinho tinto e beijo na boca !

GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!