quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

The Band e sua música honesta


The Band foi uma das bandas mais honestas que existiram no cenário do rock-verdade.

Honesta no sentido musical.  Honesta no sentido da justa medida entre aquilo que os ouvintes esperavam e aquilo que a banda entregava.

No festival de Woodstock, em 1969, o set da banda foi um dos mais aplaudidos pela multidão de 500.000 doidões, que se deixaram levar pelo som.

Eles tocaram, entre outras pérolas, "Tears of Rage", "Ain't No More Cane" e a emblemática "The Weight", que seria também usada na coletânea que serviu de trilha para o lendário filme "Easy Rider".

The Band, que já tinha sido a banda de Bob Dylan, agora eram músicos independentes.

A base original da banda era formada por músicos do quilate de Rick Danko, Levon Helm e Richard Manuel, além de outros grandes músicos que se fizeram presentes.

Talvez esta fosse a diferença.  Eles eram músicos de verdade.

Numa das raras entrevistas concedidas a mídia em geral, Rick Danko teria dito ao crítico de música M. Walker, do Times, que "...a única coisa que fazemos é dedicar 100% de nossa atenção à música, quando a compomos, 100% do nosso esforço e concentração, quando a ensaiamos centenas de vezes, e 100% de nosso respeito ao público quanto a tocamos...é disso que vivemos...".

Honestos.  100% honestos. 

Músicos assim são uma raridade hoje, quando a música está se tornando uma ferramenta vazia, de se ouvir nada.

Haja peito e haja bunda !

GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!