terça-feira, 4 de junho de 2013

Do vinho tinto ao frio, com direito a Huxley para acompanhar



"Às Portas da Percepção".

Livro do visionário Aldous Huxley, que descrevia sua primeira viagem santa à base de mescalina.

Anos mais tarde, esta mesma viagem serviria de inspiração para uma trupe de doidões batizar a própria banda de rock.

Nasciam, então, os indomáveis, ou quase, The Doors.

Não me interesso por mescalina.  E nem por qualquer outro tipo de droga, seja química, natural, vegetal, sintética, fumável, cheirável ou injetável.

Minhas viagens cotidianas se limitam ao pouco do que posso beber e ao muito do que posso ler.

E nesses dias tão londrinos, de um inverno quase ceuta, me permito exercitar a deliciosa dependência calculada que permito a Baco exercer sobre mim. 

Eu bebo (vinho tinto)  sim, e estou vivendo !

O fruto santo vem de uma trepadeira da família das vitáceas que pode se chamar, dependendo da região, de videira, parreira ou vinha.  O nome não foi escolhido ao aleato. 

Videira é a árvore da vida !

Quem bebe vinho tinto, um pouquinho a cada dia, moderada e lentamente, vive mais.  Mais feliz, mais sorridente, mais leve e mais relaxado.

Os benefícios do resveratrol à saúde são muitos, todos conhecidos e catalogados pela ciência.  Não vou aqui me deter a eles e ao óbvio.  Há até quem não acredite em resveratrol ou seus benefícios, mas que este sabe  muito bem que o dito existe...ah sabe !  E disso não o duvida, pois dito que o bebe !

E me permita aqui bater forte naquele que esnoba no rótulo mais caro !  Bom vinho é aquele que lhe faz bem, à boca e ao bolso.   Eu mesmo bebo tintos de no máximo R$ 49,00 a garrafa.

Hoje, a quantidade de tintos com muita qualidade que custam qualquer coisa abaixo de R$ 30,00 é muito grande.  Está tudo muito acessível.

É como se o próprio Dionísio caminhasse entre nós, plebeus e mortais, apontando o caminho das prateleiras mais democráticas e distintas.

Esnobar pra que ?

Então, enquanto houver frio, haverá vinho tinto e enquanto houver vinho tinto, mesmo sem frio, haverá um sorriso a mais, um encontro a mais e amarguras a menos !

Matemática perfeita, diria Arquimedes !

Saúde aos amigos, digo eu !

GM



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!