segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Periquita...o que diria Baco ?

Eu não sei. Talvez nada. Dionísio, seu primo mediterrâneo, talvez bocejasse. Um ultraje !
Quantas vezes disse e não me canso. Tantas outras hei de repetir, infatigável: um bom vinho é aquele que te faz bem.
Passou, graças a Deus, o tempo em que esnobes torciam o nariz para os bons e novos latinos, sejam da América do Sul ou aquém dos Pirineus.
Vinho é aquele que cabe no seu bolso, na sua mesa e no seu paladar. Quem frequenta o 22 da alameda das Castanheiras bem o sabe. Vinho bom é vinho meu.
Já recomendei aqui o Santa Helena Merlot 2007; o Miolo Reserva Cabernet Sauvignon 2008; o Gato Negro Malbec 2008; o Viña del Maipo Shiraz 2007, todos latinos, alguns chilenos, alguns argentinos, outros brazucas, mas todos dentro da faixa de R$ 22,00.
Agora quero falar de um novato lá em casa. Antigo de estrada, mas um entré em minha humilde morada. O Periquita 2005 tinto. Uma beldade lusitana.
Meus amigos sabem que sou filho de português. Não tenho memória de ver meu pai degustando um bom tinto, portanto, não faço idéia de suas preferências. Apesar disso, ou graças a isso, pude fazer minhas escolhas.
Produzido inicialmente em 1846, na aldeia de Cova de Periquita, o vinho tinto Periquita é ativo no varejo brasileiro. Por menos de R$ 30,00 levamos uma garrafa luminosa, cheio de um conteúdo vermelho rubi, com aromas marcantes e um leve beliscão encorpado no finzinho da língua.
Recomendo a safra 2005. Harmonize com o que você quiser. Eu pessoalmente harmonizo com Beatles e Stones até a metade da garrafa. Daí pra frente minhas companias são Tom, Vinícius e minha linda primeira-dama.
Se quiser belisque uns queijinhos ou algo assim. O resto é palhaçada.
Saúde !

GM

Um comentário:

  1. Esse eu conheço.soh que bebemos ele ouvindo o jeito moleque.td bem?KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...solange e beto...bjux..

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!