quarta-feira, 18 de maio de 2011

A última música, do último lado, do último disco dos Beatles





E qual seria, de verdade, o último disco dos Beatles ?

Esqueça as regravações e coletâneas comerciais. Abandone as antologias e os "naked", feitos para caçar níqueis.


Falo do último disco de verdade dos Beatles.


Qual seria ?


E qual seria a última faixa do lado "B" do último disco dos Beatles ?


Quem gosta de rock, e consequentemente de boa música, sabe que o lado "B" dos discos sempre foi motivo de fetiche para os artistas e para os ouvintes.


Era sempre no lado "B" que as bandas registravam suas mensagens codificadas, suas letras mais obscenas e suas forças mais ocultas e bonitas.


A última faixa do lado "B" então, era sim, o verdadeiro espaço da contra e da pró-cultura. Era ali que bandas e artistas como Joy Division, Cure e Neil Young, acolhiam seu legado musical.


Muitas pessoas afirmam que Let it be, de 1970, foi o último trabalho autoral dos Fab Four.


Outros, mais atentos, afirmam que foi Abbey Road, de 1969.


Qual seria de fato ?


Tenho minhas convicções, baseadas em muita audição e alguma leitura.


A publicação da Larousse "The Beatles, Gravações Comentadas e Discografia Completa", organizada por Jeff Roussel em 2005, meu deu pistas interessantes.


Descobri, por exemplo, que Let it Be era parte de um projeto maior que envolvia um filme de bastidores e músicas compostas entre 1967 e 68 e que se chamava Get Back.


Muita discórdia, discussões sobre grana e direitos autorais e a presença oxidante de Yoko nos estúdios levaram ao óbvio.


Além disso, eles brigavam tanto durante este projeto que o mesmo simplesmente não aconteceu.


Foi engavetado numa câmara mortuária.


George Martin, desesperado, compilou, arranjou e organizou um arrazoado de sobras de estúdios e de gravações, as vezes, individuais, dos quatro e, rapidinho, lançou como um álbum duplo.


Era o que o mundo conheceu como o Álbum Branco dos Beatles, de 1968. Obra prima da pós-fase Hindu.


Depois disso as gravações que ainda existiam e não tinham sido lançadas, deram lugar aos incríveis Abbey Road e Let it Be (oficialmente penúltimo e último trabalho autoral da banda).



Mas a verdade não era bem essa.


Let it Be, por exemplo, não foi produzida por George Martin e ficou tão ruin que muitos anos depois teve que ser relançada, com o nome de Let it Be Naked, sem as mudanças que o produtor substituto alucinara em 1969.


Então, por assim dizer, já sabemos que o último disco dos Beatles foi, na verdade o Álbum Branco (que tem pérolas como "Blackbird") e a última faixa, do último lado, do último disco dos Fab foi..."Good Night"...seria sugestivo ou apenas a já famosa sina do lado "B" falando mais alto e apontando o destino ?


Não sei.


Sei apenas que com este "boa noite", a carreira da banda que revolucionou a música e o comportamento no século XX estava terminada, para sempre.


E que falta esses caras fazem !


GM












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!