terça-feira, 3 de maio de 2011

Vinicius de Moraes



Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes.

Vinícius de Moraes.

Poeta, poetinha camarada.

Vinícius é a poesia viva que feita em música por Tom, Toquinho, Baden, Chico entre outros poucos afortunados, fez melhor e mais humana, a vida daqueles que tiveram a sorte de lhe ouvir.

Ele era meio alquímico. Transformava uma tarde qualquer, num pé-sujo em Ipanema, numa poesia romântica, digna das notas de um Tom ou de um Bach.

Vivia de bar em bar, buscando os melhore tons para sua poesia.

De olho em musas como a então menina Leila Diniz, escreveu declarações de amor a todas as mulheres, e nos braços de muitas se realizou.

A discografia é imensa e não é meu objetivo aqui falar disso. Se alguém quiser matar a saudade do poeta-canção, recomendo ouvir "Chega de Saudade"...minha aliteração foi mero acaso...juro !

Minha proposta aqui é relembrar uma estória engraçada de nosso Vinícius, diplomata cassado por generais de pijama, teimoso em sua escolha pela boemia e pelas mulheres bonitas.

Diz a lenda que certa noite, na casa da Gávea, estavam Tom, Vinícius e Chico bebendo, muito, whiskey do bom e gargalhando alto às escolhas que cada um fez na vida.

Em dado momento Chico teria perguntado, meio que na galhofa, sorrindo bonito e com ar de cachaça, a Vinícius o que ele faria se tivesse uma segunda chance nesta terra, uma chance para recomeçar do zero.

Teria então respondido Vinícius:

"Amigo Chico, se eu morrer amanhã e Deus achar por bem me mandar de volta, pediria a Ele para que as coisas fossem exatamente como foram até agora...e que Ele me mandasse de volta exatamente do jeito que sou...apenas com uma pequena diferença: me faria um homem com um pau um pouquinho maior..."

Todos explodiram em gozo e gargalhadas. Abraçaram-se forte. Os três.

Vinícius foi-se meses depois disso, deixando a MPB orfã de poesia e o Brasil mais seco de bom humor.

O espaço que ele deixou ainda não foi preenchido. Talvel não o seja.

Um brinde ao poeta !

GM

2 comentários:

  1. Giba , eu concordo com ele , também pediria para São Pedro o mesmo teor citado , mas também pediria pra resgatar todos os discos de VINIL que doei a minha vida inteira , podia ter dado todos para o amigo GIBA , kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Caro Giba,
    Tive o prazer de assistir ao show Toquinho e Vinicius 10 anos no Tuca o que foi um momento inesquecivel. Parabéns pelo comentário.

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!