segunda-feira, 2 de maio de 2011

O que Boca Livre e Hank Willians tem em comum ?










O que o incrível e finito grupo de MPB "Boca Livre" tem em comum com o pai do "country & western", Hank Willians, falecido há muitas décadas ?





Muitas coisas.




"Jambalaya on the Bayou", canção seminal do "C & W", seria uma das respostas.





"João Balaio", deliciosa versão de João Bosco, gravada pelo "Boca Livre" no disco antológico, zerado e fora de catálogo "Boca Livre em Concerto", de 1989, seria certamente outra resposta válida.





Mas acredito que CORAGEM seria a opção mais justa.





Hank Willians teve a coragem de fundir, em 1938, elementos do country com rudimentos do gospel para germinar, contra tudo e contra todos, o distante rock'abilly.





"Boca Livre" ousou contra a censura dos anos de chumbo, gravou e fez shows sob ameaças do DOI-CODI e revolucionou a estética musical brasileira de 1978 até a primeira metade dos anos 80.





Com sua formação original (Maurício Maestro, Zé Renato, Cláudio Nucci e David Tygel) influenciou gente do quilate de "Cor do Som", "Quinteto Violado" e "Raíces de América".





Seguiu em frente compondo verdadeiras obras de arte e vendendo muito pouco, infelizmente.





O grupo acabou em 1995, após gravar com a banda de rock progressivo "Yes" e de lançar dois discos no mercado americano, muito bem aceitos pela crítica.





Uma irreparável perda num cenário musical cada vez mais pobre, cada vez mais vazio, cada vez mais pop, cada vez mais Lady e cada vez mais Gagá (com acento no último "a").





Se vc deseja realmente evoluir de um punhado de moléculas conscientes para uma forma mais astral, ouça, pelo menos, uma música do "Boca Livre".





Recomendo.




GM




















Um comentário:

  1. ah se o mundo ouvisse mais boca livre , quinteto violado , raices e o meu preferido nesses aki citados A Cor do Som , " sim é como a flor " , sem esquecer do Yes é claro , parabéns como sempre

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!