quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Construção

Pense em Chico Buarque de Holanda.

Agora pense em Chico Buarque de Holana, o nosso Chico, ou o Seo Francisco, como já disse Oswaldo Montenegro (em seu disco ao vivo de mesmo nome), compondo e produzindo "Construção" - aquele que talvez seja o mais importante disco da história da MPB.

Veja em sua mente aquela capa marrom, com uma foto pequena de um grande Chico bigodudo e com ares de cachaça.

Abra o disco em sua imaginação e espete na 1ª boa agulha que encontrar  ao seu alcance.

Depois disso viaje.

Primeiro, e em primeira classe, viaje na faixa título, "Construção", e tente entender como uma mente apenas humana foi capaz de erguer aqueles tijolos de rimas e encontros em versos alexandrinos, todos terminados em proparoxítonas.

Depois veleje na faixa "Deus lhe Pague" que combina a pequenez do dia-a-dia com toda a falta de esperança que possa caber num coração.

Avance mais e vá para "Cotidiano" e veja  como nós homens sofremos com as batidas ansiosas de um coração feminino, que insiste em nos aguardar no portão de casa, quando voltamos para o lar.

Chico é suburbano, graças a Deus !

E graças a Deus que ele existe e que tenha contruído esta obra de arte brasileira.

Faço questão de recomendar e advertir: ouça no volume máximo !

GM

Um comentário:

  1. Giba... Construção e Cotidiano são uma das melhores músicas do Chico que eu particularmente gosto... Não dá para listar todas, porque irei ficar dias após dias escrevendo no comentário (exagero nunca é demais para Chico Buarque) e nunca irei termina... Recomendo duplamente essa dica musical. Abraços

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!