terça-feira, 20 de setembro de 2011

The Pretenders

Os anos 80 foram ótimos em termos de libertação musical.

Em termos.

Acho que serviram para ratificar a criação do pop, que saiu das mãos de um McCartney que não teve a dimensão exata do que estava criando, caiu nas mãos de um M. Jackson que soube polir e lustrar o movimento e passou às mãos de um bando de músicos, alguns competentes, que exauriram o modelo, por completo.

MTV neles !

Algumas coisas das quais não tenho saudades daqueles anos oitentistas, estão na pequena e raivosoa lista abaixo:

1. Os cortes de cabelo: uma avalanche de cabelinhos estilo Stray Cats e uma patela de adereços de cabeça, quando muito, ridículos (lembram do Mark Knoupfler solando "Brothers in Arms" com aquela  fitinha suspeita na testa ?);

2. As roupas: uma explosão de arco-íris, com cores nauseabundas e estilos cômicos...e as vezes trágicos;

3. As seções rítmicas das bandas: nada de contrabaixo, piano e bateria, nada disso.  O ritmo era sustentado por legítimos teclados DX-7 da Yamaha que repetiam sem dó (e nem ré):   TUM-PÁ-TUM-PÁ-TUM-TUM-PÁ....

Paro a lista por aqui, pois não quero chegar ao estilo de  dançar daquela risonha e feliz época. 

Era um chacoalhar de cabeças de dar labirintite em atleta olímpíco.  Eu mesmo me expressava através da dança, naqueles bailes pobres e bonitos.

Dançava mal e me expressava bem !

Das coisas boas dos anos 80, e não foram poucas, podemos listar: lindos seios ainda sem silicone, ou quase isso...meninas sempre disponíveis a algo mais depois das festas...amigos mais preocupados com você, do que com o seu holerith e...a banda Pretenders.



Formado na Inglaterra, no  final dos anos 70.  Este grupo já nasceu com uma sonoridade diferente daquilo que se fazia na época.

Não era pop e nem rock, fazia uma música estilo punk-pop, com arranjos mais puxados para o acústico, exceção feita a maledita seção ritimica viciada no TUM-PÁ-TUM-PÁ.

Tinha nos vocais de Chrissie Hynde e nas guitarras de James Honeyman-Scott seus pontos  altos e de brilho maior.

Uma grande banda que estreou como o melhor disco de 1980, segundo a revista Rolling Stone e já dando sinais de fazerem parte de uma renovação do cenário pop, que tinha no Police e no Smiths grandes aliados.

Mas isso é outra estória...

Pretenders ?  Ouça no volume máximo !

GM



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!