terça-feira, 21 de maio de 2013

O que nos falta, é uma "Virada Estrutural"


E viva toda forma de iniciativa para a  difusão da cultura e da experimentação !

A "Virada Cultural" de São Paulo, com certeza, é uma dessas iniciativas.  Um exemplo de inteligência cultural, mais do que uma opção de lazer para o cidadão.

Um verdadeiro evento mult-cult.

Música, arte, dança, gastronomia...São Paulo, uma das maiores cidades do mundo, humanizando seu asfalto e seu concreto.

No conceito purista da organização do evento.  Na beleza das iniciativas culturais.  Na abrangência democrática das agendas.   Deu tudo muito certo.

E o que não deu tão certo assim ?  O papel das instituições.

Faltou segurança pública e sentimento de "estar seguro".  Não haviam banheiros químicos na quantidade devida.  Não ocorreram mudanças na circulação das vias, que pudessem assegurar um ir-e-vir mais fácil.

Não houve mobilização estrutural por parte do poder público. O mesmo poder público que vai se apoderar da imagem do evento para conseguir alguns votos a mais, na próxima eleição.

Numa cidade como São Paulo, nunca haverá disseminação mult-cult de verdade, sem que haja antes uma verdadeira "virada" estrutural, a exemplo do que já ocorre em outras grandes cidades.

A música, a dança, a arte e a gastronomia precisam de um palco à altura de seu público.

Se esta "virada" estrutural não ocorrer, o evento será sempre um arrazoado de barraquinhas, lonas e tendas, a espera da garôa ou do próximo arrastão.

São Paulo merece mais que isso !

GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!