sexta-feira, 10 de julho de 2009

Discoteca básica 5

E quem nunca ouviu falar de Legião Urbana ? Só se nasceu ontem. E quem nunca leu o intrigante lema que sempre acompanhava as capas de seus discos: Urbana Legio omnia vincit ?
Se você tem hoje ao redor dos quarenta anos e respondeu não para as duas perguntas acima, provavelmente estava congelado numa câmara criogênica entre 1985 e 1996, ou é muito bocomoco. Hã...tudo bem...esquece.
Poderia escrever horas sobre Ranato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. Poderia também incluir nessas horas algo sobre Renato Rocha, Ico Ouro Preto, Paulo Paulista e Eduardo Paraná, que brevemente integraram a banda.
Prefiro falar da obra.

A Legião reinou absoluta no cenário pós-punk e depois no mundo Brock dos anos 80 e metade dos 90. Era a banda que tinha mais conteúdo em termos de letras e mais garage em termos de som. Em alguns casos beirava o simples, em outros fazia chorar.
Destes caras recomendo um disco perfeito: Que País É Este (1978/1987), um disco cheio de preciosidades. A Wikipédia, me ajuda quando me falha a memória: "das nove faixas de Que País É Este (1978/1987), apenas duas foram compostas depois de Dois; justamente as duas últimas, "Angra dos Reis", em menção à construção de uma usina nuclear na cidade fluminense de mesmo nome e "Mais do Mesmo", que em 1998 daria título à coletânea Mais do Mesmo. A música "Que País É Este" foi escrita em 1978, na época em que Russo ainda fazia parte do Aborto Elétrico.
"Faroeste Caboclo" foi composta em 1979, na fase "trovador solitário" de Renato Russo. Com mais de nove minutos de duração, a música, que possui 159 versos e não tem refrão, conta a história do nordestino João de Santo Cristo. Russo a considerava sua "Hurricane" (música de Bob Dylan sobre o boxeador que passou anos injustamente atrás das grades). Da mesma fase de "Faroeste Caboclo", está presente no disco a canção "Eu Sei", que antes se chamava "Dezoito e Vinte e Um". Esta já era pedida nos shows da Legião antes mesmo de seu lançamento, pois ficara conhecida a partir de uma fita demo
."
Este disco pra mim tem um significado especial pela fantástica música Angra dos Reis, que começa com a batida de um contra-baixo repetindo uma meia escala e voltando para fechar com o contexto do arranjo.
Era um sinal de que eles estavam amadurecendo em termos musicais e de que um futuro cinza e nuclear espreitava.
Quem viveu, viu e ouviu. Quem tem hoje menos de vinte, pode ao menos ouvir. Das 13 pérolas da discografia da Legião que roda por aí, esta é uma das que você vai achar muito fácil.
Ouça a poesia de Faroeste Caboclo e se deixa levar pela lírica Depois do Começo...te garanto: você nunca mais será o mesmo.
Força sempre !

GM

Um comentário:

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!