quarta-feira, 15 de julho de 2009

Rock Covers

Essa é para colecionador. Ou não. Mesmo assim considero uma dica batata, pedindo desculpas a Nelson Rodrigues.
Acabei de ler um livro formidável. Um verdadeiro tratado sobre a pop music e o rock and roll. Não é um livro besta, sobre o conceito musical dessas escolas e nem mesmo sobre os hits que marcaram épocas e mentes. A obra é inusitada. Todas as suas 192 páginas foram dedicadas ao estudo e a apreciação de capas de discos importantes. Capas de discos que marcaram gerações. Capas que muitas vezes eram mais conteudistas do que o próprio disco.
O abusado que o escreveu assina por Michael Ochs, um crítico ligadíssimo em música e que registra uma coleção particular de mais de 25.000 LP´s, digo, vinil, mesmo, o bom e velho bolachão. Entendeu ?
O livro faz parte da série ICONS que a editora Taschen lançou e o título original é Classic Rock Covers. Uma viagem musical, pero, nada lisérgica.
Você vai se surpreender com capas de 1957 a 1994. Uma trajetória de verdade. Um expresso oriental e ocidental que vai bem pra lá de Vladvostok. É 2222 !

Ele inaugura o desfile com Let's Go Dancing to Rock and Roll, do desconhecidíssimo Hen Gates and His Gaters: uma capa com uma foto de uma turma jovem num carrão vermelho. Bem 50's.
Continua com coisas loucas, como a capa do disco do The Robins, destacando na foto uma pedra e um pedaço de pão; avança até a arrepiante capa do disco No Rest for the Wicked, do ex-vampiro de plantão, Ozzy Osbourn.
É uma baita viagem. É incrível ver como as capas se relacionam com o contexto da música, da banda e da época. Sem falar que umas são absolutamente doidas. E outras meramente lindas.
Esse livro eu recomendo, até para que não sofre de TOC e não sabe o que é um RPM de 33 e 1/3.

O resto é CD !

Vamos em frente !

GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!