segunda-feira, 22 de junho de 2009

Discoteca básica 3

Queria escrever um pouco sobre um disco excepcional. Queria também, muito e tanto, rascunhar sobre os artistas que autoraram a obra, mas qual...meu repertório noturno é por demais casto.
Mas de que vale a estrada se você não caminha ? Sem medo de me achar raso, segue, em palavras, o desbunde daquilo que ouvi em música, e que ouço sempre, e que sempre me tira o fôlego:
Ouça Clube da Esquina I, de Milton Nascimento e Lô Borges !
Dizem, foi uma resposta, ou uma pergunta, ao Sgt. Peppers do Fab Four. Dizem, foi uma pura e intensa viagem lisérgica, regada a acordes dissonantes. Dizem, foram Milton, Borges e mineiros muitos.
Foi é música. E muita ! E quanta ! E tanta !
1972 raiava em plena dureza cinza do AI 5. Um país pré-Geisel e uma juventude sedenta de tudo, bebia e beberia, de tudo, naquele disco. Faixas antológicas como, Cais, Trem Azul e Cravo e Canela serviram de banquete para famintos de cultura, de letras e hortas.
Éramos cegos e não sabíamos. Babete festejava e ficávamos na calçada.
Sofisticação melódica. Simplicidade harmônica. Complexidade temática. Letras que iam e ficavam e depois voltavam ao nosso encontro. Um trabalho único, como eles. Cheio de sol e nuvem.
O encarte com fotos de Cafi, revelavam uma atmosfera própria para criar e viver.
Recomendo o disco, o K-7, o CD, o DVD, o livro...e um bom malbec de alma terrena para acompanhar.
Fecha os olhos na faixa 2...depois 'cê me fala o que sentiu...
É bom demais viver !
Vamos em frente !
GM

4 comentários:

  1. Mano sabia que era isso tudo não.eu baixei pirata mas foi legal.que louco essas cara, meu!
    zépaulo

    ResponderExcluir
  2. oi gil, o zé tah do meu lado e naum me deixou postah.................acredita...........?muito bobo mas eu gosto :)
    estamos felizes e a bianka jah tem treis aninhos...di + neh? vc eh lindo ateh escrevendo......................saudades do Rio com vc.........................................................................Má

    ResponderExcluir
  3. Gilberto, muito bom seu blog. Continue com suas crônicas. Mande mais dicas. Abs. Sergio

    ResponderExcluir
  4. Giba, mandou muito bem, ainda que não desprezo um malbec, não posso deixar de homenagerar um nosso velho companheiro, Mr. Jack Daniel´s Tenesse Whiskey. Violão & cia., aliás muito boa cia.
    Abraço
    Geraldo

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!