sábado, 6 de junho de 2009

Discoteca básica

Foi lá na honesta e aconchegante panificadora Rebeca de Itu, tomando um cafezinho e olhando pra lugar nenhum, que Maurício me abordou sobre este tema inquietante.
Dizia que como eu ouvia muita música e tinha em casa um acervo razoável (mais para magro do que para gordo), tinha a obrigação de dar dicas básicas para uma boa discoteca.
Ah...amigo meu ! Olhei fundo em seus olhos fundos. Olhos que traziam as marcas de anos lutados. Algumas olheiras , que aqui e acolá, lhe denunciavam uma certa vocação boêmia .
Julgue quem quiser arriscar. Eu não arrisco um julgamento sobre a vida de um amigo. Prefiro abraçar.
Fui pra casa pensando na grata e difícil tarefa. Não sou crítico musical...apenas bebo da música. Mas também não sou de fugir de briga. Não senhor. Em todas as querengas da infância em que fui forçado a entrar, não arreguei antes do final...mesmo que estivesse apanhando.
Tomara que as notas e os compassos não batam muito em mim.
No meu humilde saber musical, uma discoteca básica deveria começar com um disco brasileiro e outro internacional. Aqui vão as dicas:
- Ouça Construção, do Chico; beba cada acorde da faixa título se deixando levar pela evolução do arranjo. Perceba como começa sutil, quase repetitivo, e finaliza alto, com vários elementos incorporados, metais, cordas e percussão. Chico é Chico.
É um disco ainda fácil de se encontrar, nas lojas ou na web e vale cada centavo dos vinte ou trinta Reais que vão te cobrar.
A letra é poesia concreta, não na escola, mas na mensagem. A vida de um calango que sonhou um dia com o sul maravilha e acabou na areia, na pedra e no cimento. É intenso, é muito Chico.
Da outra dica, hoje, só cito o nome: The Genius of Ray Charles. Um disco monumental. Épico e antológico...mas fica para outro dia, pra outras letras.

Agora uma garrafa de Pinot Noir me espera impaciente, enquanto a capa marron de Construção, com uma foto enigmática de um Chico de bigodes, sorri e me convida a mais uma audição.

Putz...como é sonoro viver !

Vamos em frente !

GM

3 comentários:

  1. Giba...gostei demais do seu blog. Vou passar por aqui sempre para visitá-lo. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Giba, gostei muito do estilo sofisticado e ao mesmo tempo de sua escrita. Seu estilo é muito sofisticado e prazeiroso de ler. Virarei frequenteador assíduo. Abraços de seu amigo palmeirense e "meio-vizinho", Kiko

    ResponderExcluir
  3. corrigindo meu post anterior, "estilo sofisticado e ao mesmo temo leve de sua escrita". Kiko

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário, crítica e sugestões!